O simples hábito de arrumar a cama

photography of bedroom

No episódio #024 – Honestidade & Sinceridade eu comentei sobre a simples tarefa de arrumar a cama todos os dias e seus benefícios. Bem, eu passei 36 anos da minha vida simplesmente usufruindo dessa invenção tão espetacular que é a cama, mas nunca tive o hábito de mante-lá em ordem. Confesso que sempre tive alguém para fazer isso por mim, o que é bem conveniente porém me acostumou mal.

Quando não havia ninguém para arrumar eu deixava desarrumada mesmo. Minha desculpa era: “Que adianta, quando eu deitar vai ficar desarrumada novamente.” , “Ninguém vai ver.”, “Estou apressado, isso não tem muita importância.” E assim eu fui levando a vida com uma cama bagunçada.

Até que escutando um AudioBook algo interessante foi dito sobre arrumar a cama. O autor falou de como arrumar a cama se tornou um ritual matinal e de como psicologicamente o ajuda a ter um mindset para conquistar novos desafios todos os dias. É como se nos tivesse-mos essa simples tarefa diária, e por ser tão simples e fácil nos “enganamos” nosso cérebro realizando um objetivo com sucesso. Isso causa uma efeito positivo na nossa mente que reflete no resto do dia.

Além desse truque na mente, se manter em um ambiente organizado ajuda na produtividade, especialmente se você tem trabalhado de casa. Outra desculpa que eu sempre usava era a tal “bagunça criativa” que é BULLSHIT. Pelo fato de ter TDAH eu confesso que ser organizado é tarefa difícil, mas eu relaxava na minha condição e não buscava melhorar minha organização.

Outro benefício é que, arrumar a cama, te encoraja a arrumar o resto do quarto, o que pra mim é verdade. Sempre que arrumo minha cama, quando vejo algo fora do lugar automaticamente organizo a bagunça. Resultado: seu quarto vai ter uma aparência muito melhor!

Pesquisas indicam também que ter um quarto organizado diminui o stress e melhora o humor. Lembre-se que você passa em média 1/3 de sua vida em seu quarto, as vezes até mais se voce trabalha no seu ninho. Segundo Gretchen Rubin, autora do livro “The Happiness Project” arrumar a cama te faz mais feliz. Eu não sei se é isso, ou a combinação disso com meditação, comer saudável e exercício, mas eu me sinto muito feliz de um tempo pra cá.

Veja bem, toda vez que você entra num quarto de hotel arrumado, a primeira coisa que sentimos é um bem-estar de ver tudo tão limpo e organizado né não? Chega dá vontade de pular na cama e relaxar.

Estou arrumando minha cama há uns 2 meses TODOS OS DIAS sem falhar! É rápido e simples e tem tido efeito positivo no meu dia. Faça você também! Um “xero”!

Falei um pouco dessa experiência no Episódio #024 – Honestidade & Sinceridade, na introdução do programa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *