Café a “prova de balas”

Na dica do episódio #036 (Reação ao stress do dia a dia) falo sobre o Bulletproof Coffe (café a prova de bala), um conceito criado pela empresa que leva o mesmo nome e é bem popular hoje em dia.

Café é consumido em larga escala em todo mundo, é parte da cultura de muitos países e é usado tanto como ritual matinal, como fonte de energia / combate ao sono e até para perda de peso. No Brasil café é uma tradição tão forte que a refeição conhecida como desjejum em todo mundo é chamada de café da manhã.

As formas mais tradicionais de tomar café é puro com açúcar, ou até com um pouco de leite. Hoje em dia existem tantas opções e, cafeterias ao redor do mundo, inovam sabores, texturas, formas e temperaturas. É possível consumir café em forma de sorvete, bolo, batida, bebidas geladas, balas e doces.

A rede americana Starbucks está entre as empresas que mais faturam no ramo alimentício, com dezenas de opções e rápido preparo, com isso, milhões de pessoas no mundo consomem seus produtos diariamente.

Em 2013, o empreendedor Dave Aspey fundou a empresa Buletproof 360 Inc. com o objetivo de criar produtos voltado para bio hack ( produtos para melhorar ou alterar a funcionalidade do corpo humano).

Asprey desenvolveu sua receita de café à prova de balas depois de viajar para o Tibete e provar bebidas de chá de manteiga de iaque . Ele voltou aos Estados Unidos e experimentou receitas de bebidas com manteiga e publicou a preparação para seu café com manteiga em seu blog em 2009. A dieta à prova de balas também recomenda a incorporação de jejum intermitente .

Asprey afirmou que, quando usado em combinação com outros “hacks de saúde”, o café ajudou a aumentar seu QI em mais de 20 pontos. Sua empresa afirma que o café à prova de balas pode ajudar na cognição e desencadear a perda de peso por meio de cetose. Críticos da dieta alegam não existir base científica para as afirmações porém consumidores fiéis afirmam os benefícios.

A receita é simple e eu faço em casa mesmo. O café à prova de balas é uma receita de marca registrada criada por Dave Asprey que consiste em café, manteiga derivada de bovino alimentado em pasto (sem ração ou grãos) e óleo MCT (ou óleo de côco). É o preferido pelos adeptos da dieta cetogênica e tem como objetivo aumentar a energia e reduzir o apetite, entre outros benefícios citados mas abaixo.

A receita simples é: 1 xícara de café, meia colher de sopa de manteiga e meia colher de sopa de óleo de côco ou óleo MCT. É aconselhável bater no liquidificador para uma melhor mistura do óleo e da bebida.

Os benefícios encontrados em alguns blogs são: Melhora de humor, aumento de energia, ajuda na perda de peso, aumento da atividade cerebral, aumento da força e ganho de massa magra.

Eu acho gostoso o café tem com manteiga e óleo e me sinto super energético quando tomo, não sei se é efeito do próprio café ou da mistura “a prova de balas”. Também tenho perdido peso devido a diminuição de refeições diárias, consumo limitado de carboidratos então não posso dizer se a perda de peso está relacionada com o consumo dessa receita de café. Meu humor tem sido bom mas atribuo a meditação. E em relação a força e ganho de músculos, não posso dizer porque não tenho feito exercícios. As vezes uso algum adoçante não calórico e as vezes não uso nada alem da manteiga e óleo. As duas formas são super saborosas! Enfim, prova ai a receite e me diz o que achou, um “xero”!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *