Queer Eye – o tv show que mais me influenciou em 2020

Cinco homens gays, supertalentosos em suas áreas profissionais e que juntos comandam um reality show que muda a vida das pessoas.

Uma coisa que aprendi nesse ano estranho de 2020 é: A forma como você se apresenta reflete na forma que você se sente. Eu vinha num mindset minimalista nos últimos anos, algo que estava tentando incorporar no meu estilo de vida, gastando pouco ou quase nada com roupas e acessórios. Cabelo e barba cresciam sem visitas ao barbeiro. Eu acreditava piamente que gastar 50$ em uma calça ou 15$ para fazer a barba era ridículo. Não me entenda errado, eu ainda sou mão de vaca para gastar, tenho tido uma filosofia de viver simples sem extravagância e continuo sem desejo de ter artigos de luxo. Mas antes eu estava no extremo oposto e isso refletia não só na minha aparência externa, mas no meu estado de espírito. 

Há alguns meses atrás eu comecei a assistir o reality do Netflix “Queer Eye” que traduzindo seria algo como Olhar Estranho. Queer é uma expressão originalmente ofensiva para pessoas que não são heterossexuais, mas a comunidade LGBT+ se apropriou do nome como uma forma positiva.

O programa conta com 5 homens gays, cada um com um talento diferente: 

Antoni Porowski – Chef e especialista em comida;

Jonathan Van Ness – Cabeleireiro;

Karamo Brown – Especialista em comportamento;

“Tan” France – Especialista em moda;

Bobby James Berk – Especialista em Design de Interiores;

Esse time é chamado de “FAB 5”, algo como os 5 fabulosos. Eles são convidados a “invadir” a vida de pessoas que estão, geralmente, passando por um momento complicado e precisam de um “chacoalho”. E foi aí que eu me identifiquei. Várias das pessoas que foram transformadas no programa tinham algo em comum comigo. Viviam num abandono de imagem, na negação de se cuidar e se apresentar melhor para o mundo.

Cada episódio apresenta um novo convidado que precisa de uma reforma. Eles querem orientação quando se trata de sua aparência, mas seus problemas geralmente são mais profundos. Eu passei a me enxergar em alguns dos indivíduos apresentados no programa e aquilo deu um click na minha cabeça.

 

O programa retrata mudanças no lugar onde vivem, como se vestem, cabelo / barba, comportamento e alimentação. O mais impressionante pra mim é como todos esses aspectos trabalham juntos numa mudança de astral na vida destas pessoas.

Eles não apenas trabalham com diferentes tipos de pessoas, mas os Fab 5 também trabalham com pessoas que tem crenças ou visões políticas diferentes. Eles vão para pequenas cidades onde as pessoas não tem contato gays e muitas vezes são bem fechados em relação a orientação sexual ou pensamentos liberais. Os convidados que aparecem no programa são indicados por alguém em suas vidas na esperança de lhes dar um novo começo. Os Fab 5 passam cinco dias inteiros com a pessoa aconselhando-o sobre cada uma das especialidades dos cinco.Aquilo me influenciou radicalmente! Eu decidi cuidar melhor da minha barba e cabelo, comprar novas roupas, me alimentar melhor e essas ações tiveram um resultado super positivo na minha auto-estima. 

A foto na praia acima foi tirada em Junho 2020 e a foto do boxe abaixo foi tirada em Novembro de 2020.

De certa forma eu participei do programa “Queer Eye”, minha transformação externa e interna são visíveis e eu te digo, mesmo se você não estiver num estado dark como eu estava, existe muito aprendizado nesse programa. Praticamente em todos os episódios que assisti até hoje (assisti 3 temporadas das 5 disponíveis) me emocionei. Ver que pessoas de comunidades super conservadores que provavelmente não acolhem minorias ou pessoas “estranhas” a suas crenças mudaram  sua percepção e paradigmas enraizados em suas convicções simplesmente pelo amor que o FAB 5 proporciona nesse trabalho de modificar positivamente vidas e isso é impressionante e emocionante. Assista, vale muito apena!

Falei um pouco dessa experiência no Episódio #035 – San Diego, na introdução do programa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *