Chiclete de Xilitol pode neutralizar cáries

Ouvi pela primeira vez sobre goma de mascar de xilitol ouvindo o Podcast de Joe Rogan com a médica Rhonda Patrick, que é PhD em Bioquímica e é especialista em envelhecimento, cancer e nutrição. Ela tinha recém dado a luz e contou uma passagem muito interessante sobre sua ultima visita ao dentista. Quando ela estava grávida fez uma visita rápida ao seu dentista que tirou um raio-x e identificou uma cárie, entretanto ela falou que iria esperar dar a luz para tratar o problema. Durante sua gravidez ela viciou em goma de mascar de xilitol, mascando varias vezes ao dia. Após dar a luz ela voltou ao dentista e paraa sua supresa a cárie havia desaparecido. Ela não sabia mas a goma de mascar de xilitol ajudou a manter sua boca livre de bactérias fazendo assim sua cárie regredir.

Mas o que é Xilitol?

O xilitol, um álcool de açúcar natural usado em todo o mundo como um adoçante de baixa caloria e é encontrado em vegetais e frutas fibrosas, espigas de milho e árvores de madeira dura.

Tem a aparência, a sensação e o sabor do açúcar comum (sacarose), mas tem 40% menos calorias e 75% menos carboidratos do que o açúcar. Além disso, o xilitol não é facilmente convertido em gordura e quase não tem efeito nos níveis de insulina, o que o torna uma ótima alternativa para diabéticos, fisiculturistas e dieters. Também é considerado seguro para mulheres grávidas e lactantes, bebês e crianças.

O xilitol pode substituir o açúcar na culinária, panificação (exceto quando o açúcar é necessário para que o fermento cresça) ou em bebidas como adoçante. Também é incluído como ingrediente em gomas de mascar, balas, doces, pastas de dentes, enxaguatórios bucais e sprays nasais.

Chiclete de Xilitol pode Neutralizar as bactérias da boca

O xilitol é um açúcar exclusivo que na verdade impede o acúmulo de placa bacteriana dentro da boca. Isso significa que se você mascar chiclete com xilitol, pode ajudar a combater a placa bacteriana.

Eu tenho usado essa marca EPIC, no sabor menta. O gosto do chiclete não dura muito, masco dois de uma vez, e tento fazer isso pelo menos 3 vezes ao dia. Vale salientar, a marca não é patrocinadora do post ou do podcast.

Comer açúcar causa cárie dentária, criando uma condição ácida na boca. A acidez retira os minerais do esmalte do dente, fazendo com que ele enfraqueça e seja mais vulnerável a bactérias, levando à cárie dentária ou desmineralização.

Normalmente, a saliva banha a boca com uma solução alcalina que neutraliza a acidez e repõe os minerais dos dentes. A saliva também remove as sobras de partículas de comida e ajuda na digestão. No entanto, quando a saliva se torna ácida devido ao excesso de doces, as bactérias orais assumem o controle. Essas bactérias, combinadas com os resíduos de carboidratos, grudam nos dentes e na língua, mantendo o ácido próximo aos dentes, onde corrói o esmalte dentário.

O xilitol não é fermentável e não pode ser convertido em ácidos pelas bactérias da boca. Como resultado, ajuda a restaurar o equilíbrio alcalino / ácido adequado na boca. Esse ambiente alcalino reduz o tempo de exposição dos dentes aos ácidos, ao mesmo tempo que as bactérias morrem de fome.

Além disso, verificou-se que o xilitol aumenta a atividade dos glóbulos brancos envolvidos no combate às bactérias e, portanto, pode ajudar a construir imunidade, proteger contra doenças crônicas degenerativas e ter benefícios anti-envelhecimento. Foi comprovado que é eficaz na inibição de fungos como candida, uma doença grave de levedura, e outras bactérias prejudiciais, incluindo H. pylori, que está implicada em doenças gengivais, mau hálito, úlceras e câncer de estômago.

A pesquisa mostra que o xilitol dietético previne o enfraquecimento dos ossos em ratos e melhora a densidade óssea, indicando o potencial do xilitol como um tratamento para a osteoporose em humanos.

Usar xilitol em vez de açúcar e / ou alimentos com carboidratos refinados pode ajudar a diminuir o risco de síndrome do ovário policístico (uma condição que interrompe ou interrompe o ciclo de ovulação), cistos no ovário, miômas, endometriose, síndrome pré-menstrual e possivelmente câncer de mama.

No Brasil não consegui encontrar muitas opções de chicletes, mas encontrei pastilha Valda feita de xilitol disponíveis na Amazon Brasil e balas gummy no Mercado Livre.

Efeitos colaterais

Usado pela primeira vez em alimentos durante a década de 1960, o xilitol foi aprovado como aditivo alimentar de várias agências, incluindo a Food and Drug Administration, o Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da Organização Mundial da Saúde e o Comitê Científico para Alimentos da União Européia. O xilitol agora faz parte dos programas de prevenção de cárie e os nutricionistas o recomendam como uma alternativa saudável ao açúcar e um suplemento dietético.

O xilitol não tem toxicidade conhecida em humanos. Os efeitos colaterais são raros. Tomar mais do que o recomendado de seis a oito gramas para higiene bucal pode causar desconforto no estômago; tomar mais de 40 gramas por dia como adoçante pode causar diarreia em algumas pessoas, mas isso geralmente desaparece com o uso continuado.

Para diabéticos, recomenda-se não mais do que 70 gramas, espaçadas ao longo do dia.

 

 

Falo sobre este assunto na intro do episódio #044 – Morando na maior comunidade brasileira dos EUA – Newark,NJ(SOLO)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *