Óculos com filtro de luz azul

Boa parte do meu dia é visualizando telas, seja ela de computador, smartphone ou televisão. Fazendo um calculo rápido aqui, acredito que devo passar entre 8 e 9 horas por dia recebendo estímulo visual de telas. Esses dispositivos visuais emitem uma onda de luz azul constante que, segundo alguns especialistas (Não há consenso sobre a informação) , podem causar danos a retina, fadiga ocular e atrapalhar o sono.

Minha curiosidade sobre este produto foi especificamente sobre ajudar a dormir. Uma pesquisa de 2017 feita pela Universidade de Houston postou que usar o óculos a noite quando exposto a telas (tv, computador, smartphone) aumenta em 58% os níveis de melatonina. Luz azul de dispositivos LED retém produção de melatonina, o que pode causar dificuldades para dormir. No meu caso eu preciso estar com a TV ligada para conseguir dormir, normalmente coloco algum desenho ou programa de humor para relaxar, e como estou tendo estímulo da luz azul na cama, o óculos faz parte da minha rotina noturna.

Em relação aos outros benefícios como prevenção de doenças oculares e diminuição de fadiga ocular pela exposição excessiva de luz azul existe um debate entre profissionais questionando a eficácia, já que não há estudos conclusivos ainda sobre o poder dos óculos sobre esses problemas. Este é um produto novo e como a história nos ensina, o marketing pode influenciar nossa opinião, principalmente quando não há muitos dados para ter certeza de algo. Eu particularmente não uso o óculos durante o dia já que n˜åo tenho problemas de fadiga ocular e tão pouco tenho problemas de visão. 

A luz azul está em toda parte, não só em dispositivos com telas, mas também na luz solar, inclusive há uma relação a luz azul emitida pelo sol no amanhecer e nossa disposição em despertar e ganho de energia para começar o dia. 

De fato não posso ter certeza absoluta se o óculos ajuda ou não no meu sono, mas tenho usado “noturnamente” para dormir, e consigo perceber os benefícios seja ele efeito placebo ou não.

Falo sobre este assunto na intro do episódio #039 – Cannabis (Maconha) Medicinal (SOLO)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *